Processo de formação dos tecidos de malha: TRAMA e URDUME

25 de fevereiro de 2021
Categorias: Notícias, NS Têxtil

O Processo de obtenção dos tecidos de malha ocorre de duas formas: por trama e urdume.

Processo de formação dos tecidos de malha – TRAMA

Os fios são entrelaçados no sentido horizontal, ou seja, no sentido da trama. O mesmo fio é entrelaçado por várias agulhas que estão posicionadas lateralmente.

 

Dentro do sistema por trama, existem outros dois segmentos: Malharia Circular e Malharia Retilínea.

Tear Circular 

Os teares circulares são máquinas de altíssimo rendimento, que produzem tecidos de forma tubular. O grupo é formado pelas de grande diâmetro, que incluem as monofrontura e são voltadas para a produção de jerseys ou meia-malha – uma característica nesse tipo de tear é que as agulhas estão dispostas apenas no sentido vertical. Temos também as circulares de dupla frontura, com agulhas dispostas nos dois sentidos, possibilitando assim, a construção de tecidos diferenciados.

 

Dentro do grupo de máquina circular podemos incluir as de pequeno e médio diâmetro, destinadas a produção de meias e seamless.

 

Tear Retilíneo

Seguindo no segmento de malharia por trama, nós temos as máquinas de retilíneas, que são equipamentos semelhantes as antigas máquinas manuais de uso doméstico, porém muito mais avançadas tecnologicamente. São geralmente automáticas e capazes de produzir tecidos de alta qualidade.

As máquinas com jacquard permitem obtenção de tecidos com desenhos, listras, relevos, etc. Este tipo de equipamento é muito utilizado na fabricação de golas e punhos para camisas de malha do tipo “polo” e tem a característica de produzir geralmente malhas pesadas com fibras de lã e acrílico, o conhecido tricô.

 

Processo de formação dos tecidos de malha – URDIMENTO

Nesse sistema, os fios são entrelaçados no sentido vertical, e cada agulha é alimentada por pelo menos um fio.

 

Dentro deste segmento nós temos os teares Ketten, que normalmente são utilizados para fabricação de tecidos lisos, e os teares Raschel, utilizados para fabricação de tecidos mais elaborados, como por exemplo, rendas e lingerie.

 

Nos sistemas de formação, seja por trama ou por urdimento, os elementos formadores de malha trabalham com sincronia e precisão. Seja agulha composta, agulha de lingueta, schieber, platina e módulos de paceta, todos precisam interagir perfeitamente para que não ocorra defeitos e o processo de tecimento seja regular e perfeito.

 

Ficou alguma dúvida? Ficaríamos felizes em aconselhá-lo!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp