Do couro às soluções inteligentes – A Continental molda o setor com correias de transmissão há 120 anos

02 de março de 2020

Do couro às soluções inteligentes – A Continental molda o setor com correias de transmissão há 120 anos

  • Tudo começou com correias em V – e as tecnologias de acionamento da Continental estabelecem novos padrões desde então.
  • Marcos: correias sincronizadoras de borracha, poliuretano e cabos de tensão de carbono ajudaram a indústria a progredir.
  • Orientada para o futuro: correia de transmissão inteligente com sensores integrados para monitoramento.

A empresa de tecnologia Continental desempenhou um papel fundamental na formação da história das correias de transmissão e, por sua vez, no desenvolvimento da indústria. O registro com a marca Continental – inclusive para correias de transmissão – data de 1899.

E tudo começou com uma simples correia em V. Desde então, a empresa desenvolveu e produziu correias que fornecem o acionamento necessário em quase todos os setores do mundo – de motocicletas a engenharia automotiva e mecânica, de máquinas agrícolas a elevadores. Sejam pequenos, grandes, com dentes, frisos ou com taliscas, abertos ou contínuos, os produtos e tecnologias sempre ditaram tendências e abriram novas oportunidades para o mercado – e continuarão a fazê-lo no futuro.

A Continental aprimora e refina constantemente seus materiais, produtos e processos de produção. “Nossos engenheiros estão atualmente trabalhando em uma correia de transmissão inteligente com sensores embutidos. A digitalização e a rede estão anunciando a próxima era da tecnologia de correias de transmissão”, diz Claudia Holtkemper, chefe da unidade de negócios de correias de transmissão da Continental.

Saltos quânticos em tecnologia

Vamos voltar ao começo. Cento e cinquenta anos atrás, quase todas as fábricas tinham algum tipo de motor a vapor para acionar teares e engrenagens. A energia era transferida por correias feitas de couro resistente – um método que, na época, era semelhante a uma revolução industrial. Mas apenas alguns anos depois, no início do século XX, a Continental produziu uma correia em V feita de um composto de borracha com uma trava de conexão. Isso estabeleceu novos padrões técnicos para a transmissão de movimentos rotativos. Seu antecessor, a correia plana, podia transmitir apenas cerca de um terço da força com a mesma largura. Isso representou um salto no desenvolvimento das correias de transmissão, que seria repetido de formas semelhantes várias vezes. As demandas impostas às correias cresceram continuamente. Elas necessitavam transferir mais potência de formas mais compactas, robustas e leves, alcançando diversos mercados e funcionando de maneira eficiente.

A correia em V com trava de conexão estabeleceu padrões técnicos para a transmissão de movimentos rotativos no início do século XX.

A Continental assumiu esses desafios como motivação para suas realizações pioneiras. Desde 1930, a empresa oferecia correias que eram a solução ideal para aplicações no setor agrícola, graças ao seu baixo peso, comprimentos de vários metros e flexibilidade incrível. Mas a Continental queria ainda mais. Continuou aprimorando e refinando os materiais e aumentando a precisão dos processos e máquinas de produção.

 

As correias planas da Continental já estavam provando ser uma solução confiável de acionamento na agricultura na década de 1950.

As primeiras correias sincronizadoras

Os frutos dos esforços da empresa eram claros: “Na década de 1950, produzimos correias dentadas de poliuretano. Graças ao seu cabo de tensão de aço, ela foi ainda mais poderosa e manteve a tensão da correia em um nível ainda mais constante. Ao contrário das correias em V, seus dentes eram interligados e muito precisos. Isso significava que nossas correias estavam mais uma vez em uma classe de desempenho superior”, diz Alexander Behmann, engenheiro de aplicação da Continental. Essas propriedades abriram o potencial para maiores velocidades rotativas e menores espaços de instalação. “Pequenos espaços de instalação são vistos em aparelhos como aspiradores de pó, que atualmente são equipados com correias dentadas de apenas 6 milímetros de largura. Para garantir que as correias sejam robustas e duráveis, apesar de suas pequenas dimensões, materiais de alta qualidade são de vital importância ”, diz Behmann.

Unidade de alto desempenho para Hyperloops e robôs industriais

Na década de 1980, a especialização em materiais avançou a tal ponto que as correias em V podiam ser fabricadas sem a necessidade de um revestimento de tecido. Isso as tornou ainda mais estreitas, mas também mais poderosos. As correias em V também apresentavam um tipo de sistema de intertravamento, proporcionando maior capacidade de flexão.

A correia em V CONTI FO / Z de bloqueio positivo sem o envelope de cobertura de 1982 foi capaz de transferir consideravelmente mais carga do que seus antecessores.

As correias sincronizadoras também passaram por um desenvolvimento semelhante. Com a Synchrobelt, o fornecedor industrial lançou sua primeira correia dentada. Possui uma gama extremamente ampla de aplicações – de impressoras e motores a todos os tipos de aplicações no campo da engenharia mecânica.

O foco então foi a melhoria dos materiais e como eles são combinados, incluindo compostos reforçados com fibras, EPDM, cordoneis de tensão de aramida e, posteriormente, de fibra de carbono. “Hoje, o Synchrochain Carbon é a nossa correia dentada mais forte do mercado“, diz Behmann. Isso ocorre porque o carbono dificilmente estica, mesmo sob cargas de alta tração. Atualmente, é freqüentemente encontrado em máquinas de construção, silvicultura e setor de energia. E por último, mas não menos importante, as correias da Continental fornecerão um suporte valioso no campo da tecnologia Hyperloop, que os especialistas consideram uma abordagem revolucionária à mobilidade. Os alunos da Universidade de Ciências Aplicadas Emden / Leer e da Universidade de Oldenburg usaram um Carbon Synchrochain Continental para um projeto Hyperloop. E com a Synchroforce Carbon, a Continental também lançou sua primeira correia dentada de borracha resistente a óleo.

O Synchrochain Carbon dirige o HyperPodX, criado por estudantes do curso cooperativo de Física de Engenharia da Universidade de Ciências Aplicadas Emden / Leer e da Universidade de Oldenburg.

Quando a experiência material atende à digitalização

O portfólio da empresa agora inclui mais de 18.000 dimensões e designs para uma ampla variedade de aplicações industriais. Sua mais recente conquista – uma correia com tecnologia de sensor integrado para monitoramento de condições em máquinas agrícolas – também representa um passo na era digital. “A digitalização e a automação estão avançando em todas as áreas da indústria. Nossa missão é apoiar nossos clientes nesse caminho e oferecer soluções que ajudarão a tornar seus negócios adequados para o futuro. Continuaremos a trabalhar nisso com nossa experiência em correias de transmissão”, afirma Holtkemper.

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