Como escolher a correia ideal para o seu acionamento? – Dados de entrada de performance

10 de setembro de 2020

Com o conhecimento da geometria do acionamento (para saber mais sobre a geometria de acionamento consulte os posts anteriores),  agora é o momento de avaliar como será a transmissão levando em conta outras variáveis, como RPM de saída, potência de saída e potência requerida. Esses fatores serão determinantes no tipo de correia e material que a compõe para atingir resultados satisfatórios.

Existem dois cenários para identificar a rotação de saída do motor. Caso utilize um redutor para diminuir a rotação de entrada do sistema através de uma engrenagem, a rotação será identificada pelo RPM do eixo pós acoplamento do redutor. Desta forma, será instalada uma polia que pode manter ou diminuir ainda mais a rotação do eixo do redutor, atingindo a necessidade de transmissão daquele acionamento.

Agora, quando a correia acoplada seja aplicada diretamente no motor, a RPM de saída será a própria rotação do motor, que pode ser encontrada na identificação abaixo presente em todos os motores elétricos:

 

Caso o motor ainda não seja definido, é possível escolher o mais adequado através da seguinte fórmula:

 

Desta forma é possível saber a potência do motor e sua rotação para verificar se a escolha pode ser aplicada diretamente no acionamento e determinar qual a redução/multiplicação necessária na polia movida.

Uma multiplicação seria quando polia movida é maior do que a motora, trabalhando numa rotação menor. Nestes casos, geralmente, é uma troca de velocidade de transmissão para torque na polia acionada, movendo objetos mais robustos que necessitam de mais força para serem movidos. Agora, quando se trata do trabalho inverso, com a polia movida maior do que a motora ocorre uma multiplicação, pois a polia movida está em uma velocidade mais alta, sendo utilizada para transmissões de alta rotação.

Existem correias para ambos os cenários, com mudanças de materiais e construção das peças. Este tema será abordado no próximo post.

 

Alguma dúvida? Ficaríamos felizes em aconselhá-lo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp